Foto: Renan Mattos (Diário)
A Terra das Areias Brancas está de aniversário. Rosário do Sul completa, hoje, 143 anos de história. O histórico município realizou uma extensa programação para comemorar a data junto de seus quase 40 mil habitantes. Um show com a dupla gabrielense César Oliveira e Rogério Melo, passeio ciclístico, mateada, exposição de carros antigos e a 38ª Feira do Livro foram algumas das atrações.
FOTOS: feriadão de Páscoa terá quatro trilhas em Ivorá
Foi em 19 de abril de 1876 que a localidade foi elevada à categoria de vila, com autonomia política e administrativa. A área era então pertencente ao que se chamava de Freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Rio Pardo.
O município, a 390 km de Porto Alegre, está localizado na Campanha Central e conta com área total de cerca de 4,3 mil km².
Rosul, como também é conhecida, é famosa pelos pontos turísticos. O Rio Santa Maria atravessa o município, e o presenteia com a Praia das Areias Brancas, um dos pontos de maior visitação na cidade. A Serra do Caverá, composta por uma cadeia de picos quebrados e palco de momentos históricos, a Ponte Marechal de José de Abreu, com 1.772 metros de extensão, e o monumento a Nossa Senhora de Fátima são outros pontos de destaque em Rosário.
Distrito de Santiago recebe encenação da Paixão de Cristo
Atualmente, Rosário do Sul ainda se recupera das fortes enchentes de janeiro, que causaram um prejuízo estimado de mais de R$ 80 milhões.
_ Toda nossa região é muito empobrecida, mas tentamos lutar com o que temos, com as armas que se pode, apoiados em nossa pecuaria, na agricultura, que são os nossos fortes. Passamos por uma situação complicada, mas tivemos uma mobilização enorme. A população pegou junto, passamos por esse momento _ analisou a prefeita Zilase Rossingollo.
Os eventos para comemorar o aniversário de Rosário do Sul começaram na quarta-feira da semana passada, com o Planetário Móvel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Embora o município aniversarie dia 19, a programação foi antecipada por causa da Sexta-Feira Santa.
O MUNICÍPIO
- Onde fica - Na Fronteira Oeste
- População - 39,5 mil habitantes
- Base econômica - Base agrícola, com o cultivo de arroz, soja, citricultura e também o plantio de eucaliptos. Na pecuária, destaca-se a criação de ovinos, bubalinos, equinos e suínos.
- O nome - Em 1814, houve a concessão de uma sesmaria do Passo do Rosário, feita em favor de um morador da localidade chamado (José Machado de Sousa), onde aparece pela primeira vez a denominação "Rosário".
A origem e a emancipação
- Na década de 40 aconteceu um movimento para a mudança do nome do município, a fim de não se confundir com Rosario, na Argentina. O nome "Minuano" chegou a ser cogitado, mas foi acrescentado apenas a parte "do Sul", devido à localização geográfica da cidade.
- A área onde hoje está o município foi palco, em 1827, da Batalha do Passo do Rosário, pela Guerra Cisplatina. A Batalha terminou sem vencedores e foi determinante para a formação do que hoje é o Uruguai.
- O município já recebeu visitas ilustres, como a de Dom Pedro II, então Imperador, em 1865. Entre os munícipes mais ilustres, está Leona Cavalli, atriz da Globo, nascida em Rosário do Sul em 1969.